Lou Borghetti, Flávio Krawczyk e Pedro Vargas receberam na Pinacoteca Ruben Berta numa das tardes da última semana para conversar a respeito dos projetos que a entidade deverá desenvolver. Estiveram lá, entre outros, a cônsul adjunta da Holanda, Ingrid de Kroes, Rolf Zelmanovicz, Iara Nunnenkamp e Luiz Inácio Medeiros.

Rolf Zelmanovicz comentou o comodato estabelecido com a pinacoteca, que receberá a coleção da APLUB, acervo que reúne os mais importantes mestres das artes gaúchas. Uma das primeiras realizações será a exposição dos trabalhos de ilustração assinados por Nelson Boeira Faedrich para as obras de Simões Lopes Neto, celebrando o centenário da morte do escritor pelotense. A mostra deverá inaugurar dia 13 de setembro.

A proposta da criação de uma associação dos amigos da Ruben Berta foi outro dos temas, e teve adesão de todos os participantes do encontro. A tarde se completou com um passeio pelas salas que expõem o acervo da Pinacoteca. O destaque foi a marinha do pintor holandês Jeronimus Van Diest, que teve atenção especial de Ingrid de Kroes, cônsul da Holanda.