Lápis grandes e coloridos, escadas pintadas com frases e uma mesa escolar transformada. Esse parece ser um cenário de uma instituição educacional, mas trata-se da obra de Lou Borghetti, instalada no Parque Germânia, área situada no bairro Jardim Europa. A intervenção faz parte do projeto Artemosfera, que está modificando paisagens de Porto Alegre.

A artista criou o Parque Mania, forma como denominou a obra, inspirada no hábito dos porto-alegrenses de ir aos parques, principalmente aos sábados e domingos. Para selecionar os objetos, definir as cores primárias e chegar ao resultado desejado, Lou realizou diversas observações no local.

Agora, quem sobe alguns dos degraus do Parque Mania, ou melhor, do Parque Germânia, encontra além do novo colorido, palavras selecionadas pela artista e frases de autoria da escritora Lya Luft:

– Todas as palavras terminadas em “ar” foram eleitas por mim para fazer disso um pouco de reflexão – explica Lou sobre a importância de pensar o contato com o elemento ar, considerado por ela a fonte mais importante de vida – As frases são da dona Lya Luft.

A escritora Lya Luft, que é admiradora do trabalho da Lou, acredita que o Parque Mania, assim como as outras obras da pintora, tem um ar mágico. Em um processo colaborativo, Lya selecionou frases de sua autoria para Lou complementar a obra. Os visitantes do parque não somente gostaram de ler, mas também respeitam a obra, evitando, muitas vezes, de pisar nos degraus escritos.

– Eu acho muito bonito, muito bom. É uma maneira de divulgar o meu trabalho. Ao menos essas modestas frases não estão só em livros, também estão expostas. É uma outra maneira de falar com as pessoas – fala Lya.

O circuito de arte urbana Artemosfera é uma realização do Grupo RBS, com patrocínio de Chevrolet, Zaffari, Braskem e Tim. O projeto tem o apoio de Tintas Renner e da Prefeitura de Porto Alegre.